Estilistas fazem vestidos de noivas clássicos e fashionistas


O vestido do casamento costuma ser uma das roupas mais especiais da vida de uma mulher. E não é menos importante para quem passa os dias entre tules e rendas. UOL Estilo conversou com os estilistas de noivas mais concorridos de São Paulo para saber o que está por trás de cada modelo. É uma ótima chance para quem está começando a planejar a grande data escolher qual o seu estilo. Afinal, vai-se a festa, mas as fotos do vestido persistem até que a morte os separe…

Vestido de noiva criado pela estilista Emannuelle Junqueira

Gloria Coelho
A especialidade da estilista nunca foi trajes para casamentos, até que a primeira edição do SPFW e uma coleção sobre Napoleão Bonaparte cheia de vestidos longos e brancos, a fez conquistar um lugar no mercado. Suas criações de passarela, sempre elaboradas ganham ainda mais cuidado quando a cliente é uma noiva. “Cada pessoa que nos procura tem um sonho e temos que realizar esse sonho. Procuro passar meu estilo dentro do que cada cliente quer”, explica. Para que o desejo se torne realidade, ela aposta em vários tecidos como tule de seda, renda, tule com zibeline, organza, crepe e no shape particular de seus desenhos. Além da consultoria particular, estilista oferece a possibilidade mais econômica de transformar um modelo colorido da loja em um versão branca. E para quem acha que um vestido pode dar sorte, ela avisa que está montando o vestido das bodas de prata de Lilian Pacce, a primeira noiva que vestiu um modelo de sua autoria.
Samuel Cirnansck
De um dia para o outro, o nome do designer saiu do seleto mundinho da moda para cair na boca do povo. Não é para menos, ele foi o responsável pelo vestido de Juliana Paes em seu casamento de sonho. Desde então, o estúdio recebe mais e mais pedidos de noivas do país inteiro. Trabalhando como estilista há dez anos, faz apenas cinco que ele confeccionou o primeiro vestido de noiva, à pedido de uma cliente. Cirnansck é conhecido pelos vestidos de festa glamurosos que apresenta no SPFW, sempre elaborados e com tecidos em profusão, modelos que em seu ateliê são reproduzidos em versões em branco, especialmente para as noivas. Os preços variam entre cinco e 25 mil reais, mas as peças valem exatamente isso, ele afirma. “Trabalho com ótimos tecidos, como musselina e organza de seda, e mão de obra especializada”, explica. E na mente criativa do estilista, que reúne em um só vestido, influências clássicas e punks, ainda existem muitas criações esperando a noiva ideal para virarem realidade. “Já pensei em vestidos curtos, justos, mas o vestido além do meu estilo, têm que atender o desejo da mulher, deixá-la mais bonita. Este é o segredo do vestido para noivas”.
O estilista Samuel Cirnansck arruma o vestido de Juliana Paes em seu casamento, em 2008

Emannuelle Junqueira
O estilo clássico da designer já conquistou as famosas. É bem possível que você já tenha visto seus modelos em páginas de revistas de celebridade, como nas fotos do casamento da cantora Sandy. Mas a primeira encomenda não veio de nenhuma cliente. O primeiro vestido criado por ela foi o próprio, há 11 anos. Foi a partir de então que resolveu oferecer a outras mulheres o que buscava como noiva: personalização e um olhar atento e diferenciado sobre o produto final. Ela também ressalta o atendimento compreensivo como um diferencial na hora de lidar com quem a procura. Para isso, é preciso estar disposta a gastar a partir de 5, 6 mil reais. O preço varia pelos detalhes e tecidos, geralmente leves e fluidos que o ar romântico exige. E em meio a tantos modelos fica difícil escolher um como o preferido. “Tenho um carinho especial por cada uma de minhas noivas e meu vestidos. São histórias diferentes”, diz.

Lethicia Bronstein
Foi outra ícone dos vestidos de noiva que inspirou Lethicia no começo. “Eu já desenhava roupas há muito tempo, e em uma viagem a Nova York me deparei com o vestido dos sonhos de Vera Wang”, conta. Ela diz ter percebido que nunca encontraria algo similar no Brasil e decidiu que gostaria de realizar o desejo de outras mulheres que também sonhassem com um vestido assim. O primeiro grande teste foi desenhar e confeccionar o vestido de uma amiga e, consequentemente, da mãe da noiva, irmã e madrinhas que também se encantaram com o modelo. O segredo do sucesso, acredita, é a mistura da leveza das rendas e tules de seda, com a precisão de quem acha a delicadeza dos detalhes o ponto chave. Soma-se a isso uma dedicação especial. “O estilista que trabalha com este produto tem que entender que o casamento é o dia mais importante da vida de alguém, não é apenas mais um vestido”, afirma.

Walter Rodrigues
O estilista não tem nenhum exemplo do que seria um vestido ideal. Ele prefere descobrir junto com cada cliente. “É isto que enobrece um vestido de noiva, ser único!”. Único, combinando com a personalidade da noiva e também com seu tipo físico. Para ele, o grande acerto é saber a hora em que se deve apelar para o bom senso, mas também quando se deve escutar os desejos da moça. Um vestido confeccionado por ele custa ao menos oito mil reais. Mas o valor depende da proposta do vestido, que geralmente conta com bordados, cristais, rendas rebordadas e tecidos fluidos, os preferidos de Walter.


Vestido de noiva criado pelo estilista Rodrigo Rosner

Rodrigo Rosner
O caso de amor com tules brancos é bastante precoce. Rodrigo lembra ainda com detalhes do primeiro casamento que foi, aos três anos. Desde esta época ficou alucinado pela figura da noiva. O primeiro vestido só veio 17 anos mais tarde, confeccionado para um editorial de moda a pedido de uma amiga produtora. Depois do primeiro pedido, outras amigas entraram na fila que hoje abriga muitas mulheres dispostas a pagar de cinco a 30 mil por um modelo do estilista. E custo tem seu benefício na hora de transformar um modelo simples em um super vestido. “Gosto de levar um elemento chave ao limite, sem  perder a elegância. Por exemplo, se o vestido tem um bordado marcante, que seja exageradamente rico. Se é um laço, que a sua forma seja perfeita”, explica. Para que o design seja possível, ele aposta em tecidos como organza de seda e gazar. E apesar de tanto luxo, o modelo que nunca sai de sua cabeça é simples: reto, sem cauda e com corte império. Trata-se da elegância atemporal do vestido usado pela sua mãe na década de 70.

Andrea Garcia
A estilista do Studio Pilar acredita que seu forte é usar tecidos com texturas diferenciadas e fibras naturais à base de seda. O trabalho minucioso busca encontrar a silhueta perfeita para cada tipo de corpo e oferecer um corte impecável. “Costumo dizer às minhas clientes que eu não faço vestidos e sim a imagem como um todo“. Ela participa da escolha do esmalte, do cabelo, do make e de tudo mais que envolva deixar a noiva perfeita. Tanto cuidado vem desde o início da carreira quando, ela que já trabalhava com moda em marcas consagradas, foi a responsável pelo vestido de noiva da irmã, com a família inteira atenta a cada detalhe. Hoje, os vestidos de noiva representam 80% dos trabalhos de sua marca e custam entre 5 e 20 mil reais. Mas quem estiver disposta a pagar por isso, pode contar com toda atenção da dedicada designer até o momento em que a grinalda for colocada em sua cabeça.

Marie Toscano
Apaixonada pelo que faz, Marie lembra a data do primeiro vestido que fez. Foi em 1995, um modelo com várias saias de mousseline de seda e corpo em renda francesa. O estilo clássico vêm para atender um desejo da estilista: que quando alguém abrir o álbum de casamento daqui a 20 anos, seus vestidos sejam vistos como atuais.  A inspiração deste estilo que transcende o tempo é o modelo usado por Grace Kelly.  O caimento apurado é resultado do uso de zibelina, cetim duchese, seda pura, mousseline, chiffon e tule de seda, que fazem vestidos encorpados e também esvoaçantes com preços que variam entre 6,5 e 20 mil reais. “É uma honra participar deste momento tão especial da vida destas pessoas. Já tive noivas que, depois do casamento, trouxeram seus filhos para que eu os conhecesse. Este carinho e a cumplicidade de quem dividiu um momento tão marcante é o que mais valoriza o meu trabalho”.


Por MANUELA BIZ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: