Dragão Fashion Brasil – Day 1


Estilistas mostram a força do trabalho artesanal no primeiro dia de desfiles em Fortaleza (CE)

Foto: Divulgação

A estilista Márcia Ganem fez um dos desfiles mais instigantes do primeiro dia no DFB

O primeiro dia da 12ª edição do Dragão Fashion Brasil (DFB), realizada em Fortaleza (CE), contou com a apresentação de seis grifes que têm algo em comum: criam trabalhos exclusivos, que fogem de qualquer tipo de tendência ou looks já vistos em passarelas internacionais. O trabalho autoral, que é muito forte no Nordeste, ficou comprovado nas apresentações desta terça-feira (12/4), principalmente as de Mark Greiner, Márcia Ganem e Ivanildo Nunes. A plateia, em alguns instantes, parecia não acreditar no que estava assistindo. É a típica roupa que dá vontade de olhar por horas e horas para tentar enxergar todos os detalhes.
O evento começou com o desfile de Jonathan Gurgel, de 25 anos, que batizou a sua coleção 2011 de ‘Meus pássaros’. Ao som de aves como trilha sonora, mostrou uma coleção bucólica, que misturou vestidos sensuais, recheados de plissados e amarrações que ajudavam a deixar as costas das modelos à mostra, com criações bem românticas, com muito mais pano, estamparia delicada e crochê aplicado. Se depender de Gurgel, a calça de cintura alta continuará em evidência nesse ano, mas com um tecido muito mais leve, tirando aquele ar sisudo da peça. A mesma estampa surgiu nos vestidinhos fluidos. Destaque para o vestido de festa de cetim que recebeu a aplicação curiosa de um pássaro (de mentira) mordendo parte do tecido, um jogo de cena para passarela.
João Sobarr, por sua vez, se inspirou na atriz, cantora e dançarina Josephine Baker e na cangaceira Maria Bonita para desenvolver a coleção, que tem pegada jovem, recheada de brilhos e paetês, tanto nas mínis quanto nas blusinhas e tops. Como ninguém consegue brilhar 24 horas do dia, o fim da apresentação mostrou uma tendência mais neutra, com sobreposições e cores que passeiam pelos tons terrosos até chegar ao branco. Os recortes, as costas abertas e os decotes em batas (que sempre surgiam com aplicações) encerraram o desfile. Ponto para o criador, que conseguiu juntar duas tendências opostas numa mesma coleção e, ao mesmo tempo, encontrar um ponto de harmonia entre elas.
Já Mark Greiner, que completa 10 anos de carreira e de participação no DFB, mostrou que sua linha 2011 está mais madura. O climão de faroeste invadiu a sala de desfiles, com as modelos usando chapéu de cowboy com várias aplicações e, de vez em quando, surgiam até com maçãs presas na cabeça, numa referência explícita aos filmes de faroeste. As camisas, outra referência desse estilo, surgiram em vários tamanhos e modelos. Vale destacar a peça preta que virou um exótico vestido com detalhes transparentes e acabamento feito com couro. Para Greiner, a cada coleção ele assume mais e mais desafios. “Muitos detalhes ficam claros apenas para quem vivencia aquela rotina de trabalho e criação. Não é uma simples mudança de material, mas sim de conceitos e propostas.” Mesmo um pouco fora de contexto, o vestido preto de paetês, apresentado no final, se encaixou no tema por conta do forro da manga trabalhada, coberto de pele.
Na apresentação de Márcia Ganem, uma das mais interessantes do primeiro dia, os convidados puderam ver peças desenvolvidas por profissionais que moram em comunidades carentes de Fortaleza e que provaram que bom gosto ultrapassa qualquer barreira ou preconceito. O trabalho artesanal é primoroso e os vestidos são extremamente elegantes, e podem ser usados facilmente numa premiação de gala. As amarrações e as dezenas de linhas costuradas uma a uma valorizam as peças, assim como os canutilhos pra lá de charmosos. Uma coleção impecável, assim como a do paraibano Ivanildo Nunes, chamada de Hibridismo Cultural. Ele misturou três tipos de rendas na mesma peça e mostrou uma sequência de vestidos angelicais e totalmente brancos. Suas noivas, que também foram desfiladas, podem casar no campo ou na cidade, com peças longas, na linha paz e amor, ou curtas, principalmente para as mais jovens. Para quebrar a seriedade dos vestidos, as modelos calçavam o sapato oxford, que surgiu repaginado na passarela.
Para fechar o primeiro dia de desfiles, a grife Mar Del Castro, dos irmãos Rafael e Daniela Castro, preparou uma moda praia (para homens e mulheres) cheia de detalhes. Os modelos dos biquínis desapareciam, em alguns momentos, por conta da quantidade de informação aplicada nas peças. As saídas de banho estampadas são extravagantes e deixam a mulher com cara de rica, mas são quase improváveis para quem quer apenas se proteger do frio no fim da tarde. Para os homens, a aposta principal é na cartela de cor, que se limitou ao branco nos shorts, sungas e camisetas.
Jonathan Gurgel,com coleção batizada de`Meus pássaros’, abriu as apresentações em Fortaleza
Jonathan Gurgel fez criações românticas com crochê aplicado
Dança e cangaço entre as inpirações de João Sobarr
João Sobarr fez muitas peças com brilhos e paetês
Mark Greiner, que desfila há 10 anos no DFB, fez coleção inspirada no faroeste
Mark Greiner usou o western como referência e usou ícones do estilo, como o chapéu de caubói
Márcia Ganem fez parceria com comunidades carentes e trouxe à passarela primoroso trabalho artesanal
Márcia Ganem fez vestidos dignos de tapetes vermelhos
Ivanildo Nunes fez sequência de vestidos angelicais e totalmente brancos
Ivanildo Nunes misturou diversas rendas em uma só peça, com resultado supreendente
Look da marca de moda praia Mar Del Castro, dos irmãos Rafael e Daniela Castro
Os maiôs e biquínis da grife Mar Del Castro vieram com babados, tachas, fitas, cordas e aplicações

Fotos: Divulgação

Por Eduardo Diório

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: