João Pimenta sugere peças transparentes para os homens no SPFW Verão 2012


João Pimenta foi o primeiro a apresentar sua coleção verão 2012 de sexta-feira (18) no prédio da Bienal do Parque do Ibirapuera (a primeira apresentação do dia, de Pedro Lourenço, foi no bar Barreto). Com temática pluralista, ele buscou contribuição nas áreas da música, dança, literatura e pintura. Então, da música vem David Bowie na trilha; da dança, a fluidez dos movimentos e roupas livres; da literatura, o estilo dândi de Oscar Wilde e, da pintura, a coloração das peças em rosa, amarelo (responsáveis pela ala color blocking) e preto, branco e off-white. A forma geométrica do círculo na cenografia e no make dos modelos também percorreu a evolução cíclica de que, quando acabam, as cores se reiniciam. Do branco pulava para o colorido dos rosas, amarelos, verdes e violetas, daí para o preto e no fim o off-white.
O questionamento da tradição do vestuário masculino (no inverno foram os hábitos dos padres e o trapézio) apareceu em alguns macacões cor-de-pele e preto, completamente transparentes, com bordados que cobriam a região do sexo. Foi a ideia que João encontrou para elaborar uma moda masculina divertida que ultrapasse a fronteira do “vestir para cobrir o corpo”. Para João, foi preciso desnudar o homem para cobri-lo.
A moulage, técnica geralmente empregada em peças femininas, foi usada pelo estilista para trazer formas femininas ao corpo masculino. A modelo Carla Monfort foi a única mulher a desfilar no casting. Pois se engana quem acha que o corpo do homem não tem formas. Aliás, a forma da coleção chegou ampla, volumosa nas calças, shorts de alfaiataria e mangas.
Leggings masculinas, casaco franzido, camisas em tafetá, blazer de paetê, macacões, flores nas lapelas e nos pulsos. Este é o João Pimenta e a diversão levada a sério.
Fotos: Felipe Panfili/AgNews
por ALE OUGATA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: