Elle, Hailee e Chloë: conheça as novas musas teen da moda


Entenda por que atrizes de 13 e 14 anos são as mais recentes ícones de estilo

As atrizes Hailee Steinfeld, Elle Fanning e Chloë Moretz nas capas da revista LOVE (Reprodução)

As mais novas musas da moda não são supermodelos com campanhas milionárias, tampouco atrizes com carreiras repletas de filmes de sucesso. Na verdade, a lista de produções nas quais atuaram é quase tão curta quanto os anos vividos de suas vidas. Elle Fanning (13), Hailee Steinfeld (14) e Chloë Moretz (14) fazem parte da mais nova safra de atrizes adolescentes a conquistar não só Hollywood como a própria indústria da moda. Juntas, estampam 3 das 6 capas da revista-bíblia-fashionista LOVE, além de estrelarem campanhas de algumas das marcas mais influentes do meio.

Elle Fanning em campanha da Marc by Marc Jacobs (Reprodução)

Algumas delas você já deve ter ouvido falar, até mesmo aqui na Criativa. Elle é a irmã mais nova de Dakota Fanning, com quem aparece em matéria da Vogue americana de agosto. Desde seus 11 anos, ela estrela diversas campanhas da Marc by Marc Jacobs – segunda marca de Marc Jacobs voltada justamente para o público jovem de mesma faixa etária da atriz. No ano passado, a atriz ganhou fama ao interpretar a protagonista Cleo, no filme de Sofia Coppola“Em Algum Lugar”. Mais recentemente, teve também um pequeno papel num filme da marca Rodarte.
Hailee Steinfeld com vestido Prada em Cannes e na campanha de inverno 2011 da Miu Miu (Getty Images e Reprodução)

Hailee teve seus 15 minutos de fama com sua indicação ao Oscar de melhor atriz pelo seu papel no filme dos irmãos Coen“Bravura Indômita”, tornou-se garota-propaganda da Miu Miu e uma das queridinhas de Miuccia Prada (de quem ganhou alguns vestidos que usou em premières e premiações no começo desse ano). Já Chloë Moretz ficou conhecida por seus papéis em filmes de baixo orçamento, mas alto hype, como “Kick Ass”“500 Dias com Ela” e o remake americano de “Deixe Ela Entrar”.

Juntas, são apenas algumas das figuras pelas quais a indústria da moda anda obcecada, gerando até alguma polêmica sobre o assunto. Tudo começou quando a jornalista Ruth La Ferla publicou no blog do New York TimesOn The Runway, matéria questionando se usar meninas tão novas em campanhas e editoriais de moda não causaria um amadurecimento falho e precoce.

O fato é que os adolescentes são cada vez mais atraentes não só para a moda como para toda a sociedade do consumo. Não são poucas as pesquisas de mercado que os apontam como os mais importantes consumidores do futuro. Só para ter uma ideia, segundo pesquisa divulgada há poucos meses pela fundação espanhola Creafutur, os “teens” respondem hoje por 17,5% da população mundial e gastam anualmente mais de US$ 950 bilhões. Não fica difícil, então, entender porque a moda, assim como diversas outras indústrias, passa a dirigir-se cada vez mais a esse grupo de consumidores em potencial.


Por Luigi Torre

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