Saiba como fazer das listras suas aliadas de estilo


Peças listradas ajudam a dar uma “levantada” no visual, especialmente as que combinam várias cores

De todas as estampas, as listras estão entre as mais clássicas do guarda-roupa masculino. Largas, finas, coloridas, gráficas, elas aparecerão neste próximo verão de diversas maneiras, misturadas ou não, clássicas ou arrojadas. Por isso, o Hora H desta semana é dedicado a ajudá-lo a tirar proveito de cada linha de modo casual, com dicas sobre as melhores listras a serem adotadas de acordo com o seu tipo físico.

O padrão de listra mais conhecido na moda é a combinação azul-marinho e branco em linhas horizontais paralelas, todas com a mesma largura. Isso traduz o estilo “navy”, que surgiu na década de 20 através da estilista Coco Chanel, que se inspirou nos uniformes dos marinheiros. A ideia não é sair por aí fantasiado de motivos náuticos, mas uma camiseta ou pólo listrada de azul-marinho e branco é um clássico que pode ser usado com jeans e blazer para uma produção ao mesmo tempo casual e elegante.


A camisa listrada de mangas longas é outro clássico que não sai de moda, todavia, ela não precisa ser usada somente com terno e gravata. Existem modelos casuais que podem dar uma “levantada” na dupla básica de camiseta e calça jeans.

A cada temporada, a camisa pólo listrada ganha mais e mais adeptos e as marcas se desdobram para mostrar novas opções de cores e larguras das listras. As com listras finas e com duas cores são as mais discretas e fáceis de combinar. As pólos com listras mais grossas ou com muitas cores são mais esportivas e podem ser combinadas com cores neutras como branco, preto, cinza, ou com jeans, que vai bem com todas as cores.

Não importa o tipo físico, tem sempre uma listra que pode ajudar a valorizá-lo. Homens de estatura baixa devem apostar em listras verticais, que alongam a silhueta. Os homens com sobrepeso devem evitar as listras horizontais, já que a barriga deforma o padrão e ela fica muito mais evidente. Os do tipo musculoso deveriam evitar as camisas justas demais e listras horizontais, pois elas tendem a aumentar a largura do indivíduo.  Por isso, ficam perfeitas para os homens magros e para os altos.

Para a primavera e o verão, as listras também estarão em bermudas, tanto as urbanas quanto as de praia. Abuse das cores mais fortes e use com camisetas lisas ou com estampas localizadas. Não se preocupe tanto com combinações exatas, como usar as mesmas cores na estampa e nas listras, para evitar o efeito “arrumadinho” demais.  Neste caso, prefira ser mais despojado e esportivo.


RICARDO OLIVEROS
Colunista do UOL

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: