Os 10 modelos de sapatos do verão 2012


1. Plataformas
Plataforma da Versace e da 2nd Floor (Agência Fotosite)
Plataformas retas de Andrea Marques e TopShop Unique (Agência Fotosite)

Meio que uma evolução das espadrilhas das últimas temporadas, as plataformas prometem dominar as ruas do Brasil e do mundo neste verão. Altas, em seus moldes mais clássicos, direto dos anos 1970, ou então, para uma proposta mais atual, de altura mediana e retas, como as do desfile de Andrea Marques e New Order nesse último Fashion Rio.

2. Tribalismos
Sandálias da Burberry e Donna Karan (Agência Fotosite)

Cores, bordados, tramas de couro ou palha, amarrações, cordas, contas, miçangas… Os elementos são vários, mas todos apontando para um mesmo caminho. Sapatos com efeitos ou trabalhos manuais, evocando elementos culturais do passado ou de regiões remotas do planeta, ganham destaque no verão 2012. 

3. Mocassim
Mocassim da Ports e de Peter Som (Getty Image)

O clássico mocassim ganha cara nova nesta temporada. Com altos saltos blocados, aparece em cores vivas e materiais diversos, reforçando a importância de geometria nessa estação. 

4. Esportivos
Modelos de Prabal Gurung e Christopher Kane (Agência Fotosite)

Com solados de borracha, largas tiras elásticas, cores marcantes e toda uma aparência pesada e utilitária, vem algo multiuso, sofisticados e práticos – perfeitos para aqueles dias de enxurradas tropicais, tão típicas do nosso verão. 

5. Plastificados
Sapatos plastificados de Marc Jacobs e Dolce & Gabbana (Agência Fotosite)

Quase que uma variação da tendência anterior, porém embalados pela importância dos brilhos sintéticos dessa estação. Sapatos com materiais plastificados ganham força nos mais variados modelos: de sandálias esportivas a interpretações de botinhas de cowboy, como fez Marc Jacobs, a modelos mais clássicos e femininos, como na Dolce & Gabbana.

6. Minimal chic
Sandálias de Dries Van Noten e Gucci (Agência Fotosite)

A clássica sandália de tirinhas ganha força nesta temporada, embalada por uma certa simplicidade que dominou as passarelas nas principais capitais da moda. 

7. Salto agulha
Saltos da Prada e Mugler (Agência Fotosite)

Afinal, é item essencial de qualquer closet. Nessa temporada, porém, eles têm significado especial. Um dos principais caminhos do verão 2012 é de um minimalismo moderno, pautado pela simplicidade e rigor geométrico, 100% focado na praticidade do cotidiano. Daí que os salto agulha, em scarpins de formas angulares, são complemento perfeito (e quase agressivo) para essa moda dinâmica, em perfeita sintonia com o ritmo dos principais centros urbanos do mundo. 

8. Lady Like
Modelos da Jil Sander e Nina Ricci (Agência Fotosite) 

Na contramão dessa tendência, vem aquele romantismo tipo de princesa, para as quais os altos saltos ultrafinos são proibidos. Vêm daí os modelos mais baixos, ou medianos, em cores suaves ou com decorações femininas. 

9. Estilo Mary-Jane
Mary-janes de Marc Jacobs e Marni (Agência Fotosite)

Para quem não sabe, é esse o nome desse modelo de sapato, meio sapatinho de rubis do Mágico de Oz. Embalados por esse bom comportamento feminino, reinterpretações dos modelos Mary-Jane ganham força nesta estação. 

10. Mules
Mules da Louis Vuitton e Viktor & Rolf (Agência Fotosite)

Os temíveis mules dos anos 1990, retornam neste verão embalados pelos valores femininos que indicam um dos caminhos desta temporada.

Por Luigi Torre

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: